Folha oficio?

Várias vezes vejo pessoas pedir por “uma folha ofício” de forma errada. Não sei de onde saiu esse padrão de dizer que uma folha de papel se chama ofício. Pior ainda porque o tamanho ofício geralmente não é o comprado quando se pede uma ofício.

Vamos lá com uma curiosidade inútil: Como os papéis se chamam, coisa bem comum pra quem trabalha no ramo gráfico.

No mundo todo (exceto Estados Unidos, claro), existe um padrão, aí que aparece o papel A4, aquele que todo mundo usa, conhece e trabalha (que uns teimam e chamar folha ofício).
Pra chegarmos no A4, presumimos que exista o A3, A2, etc.

Então vamos pro primeiro, o A0. Ele foi criado pra ter um metro quadrado em seu tamanho. Porém, precisava ter uma certa proporção. Assim, matematicamente falando, foi criada a 1: raiz de dois. Assim faz o que: Deixa o papel retangular e faz com que toda vez que for dobrado ao meio, ele se torne uma versão superior ao seu tamanho. Um A0 dobrado ao meio, faz o papel A1. O A1 no meio, o A2. E assim vai, até o A8. A Vantagem desse sistema é que para ampliarmos (ou reduzirmos) qualquer imagem, ele vai se manter proporcional. Sempre! A imagem abaixo mostra exatamente como funciona. Sendo a quarta parte do padrão A, já percebemos que a A4 tem 1/16m². Ela com outra no lado dela, faz a A3 (comum em cartazes e posters). Quatro folhas A4 juntas, fazem a A2. Muito interessante.

folhas padrao A

E a tal ofício? A ofício é a folha que também chamamos de “Legal”, um tamanho do padrão americano, igual a uma A4 mas mais comprida, muito usada no ramo gráfico.

Existem vários outros padrões de papel, como o B (funciona como o A, mas é com tamanho diferente) que é usado para livros (um B4 no meio faz um livro aberto), baralhos, entre outros. Já o C, é um meio termo para 0 A e B, o mais popular entre envelopes, já que um C4 comporta uma folha A4 sem amassar e sem ficar com folga. Tudo isso é controlado pelo ISO 216.

Ctrl+C, Ctrl+V Fonte: Pudim de Beterraba

8 respostas para Folha oficio?

  1. Wladimir disse:

    Bela aprendizado, com certeza não é inútil. Pode ser menos interessante, mais saiba que sempre é bom conhecimento..

  2. josé disse:

    esse site é uma merda pohaaaa!!!

  3. Fernandinha disse:

    realmente não é inútil… Porque se até nas escolas os próprios professores chamam a folha A-4 de papel oficil, portanto é de se entender o porque de alguns falar errado…

  4. rafaela borges disse:

    não encontrei nada do que procurava..

  5. EU SO QUERIA SABER O TAMANHO EM CENTIMETROS DA MALDITA FOLHA!!!!

  6. ivan disse:

    ñ consigui entender o que é realmente a folha de officio…

  7. Paulo disse:

    Que controverso o que você diz… Ninguém pede A4 como ofício. No início do texto vc diz A4 que insistem em chamar de ofício, quem insiste você? O A4 existe e o ofício como você mesmo diz no final do texto é um A4 só que mais comprido, portanto, o formato ofício existe e antes da era impressora pessoal era o padrão mais utilizado por copiadoras já que cabe tudo até ofícios.
    Para quem perguntou A4 tem 210 x 297 e ofício 215 x 315, mas existem outros ofícios tamanho 216 x 330 e 216 x 356

  8. vagner14741 disse:

    Gostei me esclareceu tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: