AS 20 COISAS QUE VC TEM QUE SABER QUANDO TEM 18 ANOS

Como controlar o impulso de gastar
Se existe algo que me coloca em problemas financeiros, é meu impulso em consumir. Comprar roupas quando não preciso delas. Comprar aparelhos só porque eu “preciso” tê-los. Fazer comprar on-line só porque é tão fácil. Comprar aquele super novo produto porque… bem, porque vai me ajudar com as mulheres. Não tenho orgulho de nada disso. Eu aprendi a controlar meus impulsos, pelo menos um pouco. Agora eu dou a mim mesmo um tempo para respirar. Eu reflito sobre cada compra, vejo se tenho o dinheiro, penso se é mesmo isso que eu preciso ou quero. Isso teria sido muito útil 27 anos atrás.

Você deve se exercitar
Quando jovem, eu jogava vôlei, praticava surf, e até joguei futebol no Fluminense. Hoje em dia, meu apartamento é no 4º andar e me aterroriza a possibilidade de chegar em casa, ver o elevador quebrado e ter que subir 4 lances de escada…

Como controlar as finanças
Eu sempre soube que deveria fazer um orçamento e acompanhar todas as minhas despesas quando eu me tornasse um adulto. Eu só tinha muita preguiça de fazer isso. E não sabia realmente como fazer. Agora eu aprendi como planejar e como se manter dentro do orçamento. Às vezes eu saio da linha, mas aprendi como lidar com isso também. Talvez não seja uma habilidade que você aprenda com os livros, você tem que praticar.

Junk food vai voltar para morder sua bunda
Sim, não foi apenas o estilo de vida sedentário que me tornou gordo. Foi também toda a porcaria de comida que eu ingeria. Eu comia pizzas e hambúrgueres e Twinkies e sucrilhos e sobremenesas e rosquinhas e… bem, você compreendeu. Como alguém capaz de comer qualquer coisa que queria, nunca vi isso como um problema. Problema de saúde era algo para me preocupar quando eu ficasse velho. Bem, meus jeans começaram a ficar apertados e – para meu desespero – minhas calças aumentaram em diversos números e apareceu uma papada que só agora está indo embora. Eu gostaria que alguém me mostrasse uma foto de “Depois” quando eu era jovem e absorvia refrigerantes tamanho gigante.

Cigarro é um cilindro com uma brasa em uma ponta e um idiota na outra
Não tinha fumado até entrar na idade adulta. Não vou dizer porque comecei, sei lá, nem me lembro. Mas não parecia ser um problema, porque eu sabia que podia parar a qualquer momento que eu quisesse. Nunca tentei parar, admito. Sei que é uma coisa estúpida e um dia vou pagar o preço. Se você nao fuma, nem comece. Se voce fuma, seja mais forte do que eu e pare.

Planeje sua aposentadoria, filho. E não brinque com isso
Esse sábio conselho – assim como todos acima – deveria ser bastante óbvio. E são. Não pense que eu não sabia disso quando tinha 18 anos. Eu sabia. Eu apenas não prestei atenção suficiente. Aposentadoria era algo que eu poderia me preocupar quando tivesse 30 anos. Bem, agora estou na casa dos 40 e eu gostaria de poder dar um tapa na cara de mim mesmo aos 18 anos. Quanto dinheiro eu poderia ter investido desde aquela época!

Tudo o que parece difícil agora será útil no futuro
Essa é a primeira que pode não parecer tão óbvia. Houve momentos na minha vida que eu tive que trabalhar duro e eu trabalhei, mesmo odiando. Eu fiz porque precisava ser feito, mas me estressou e me deixou exausto. Trabalho duro não é tão fácil como eu gostaria que fosse. Mas, quer saber? Cada minuto de trabalho que eu fiz sem saber porque estava fazendo mostrou-se útil com o passar do tempo. Talvez não imediatamente, mas eu tenho usado as habilidades e hábitos que aprendi durante aqueles tempos de alto estresse e longas horas de tédio. Eu uso-os a todo instante, e eles fizeram de mim a pessoa que sou hoje.

Não compre um carro usado sem conferir com cuidado antes
Eu pensei que estava sendo esperto comprando um carro usado, mas eu não conferi com o cuidado necessário. Meu primeiro carro tinha montes de problemas mecânicos, uma porta que quase caía quando eu dirigia, uma maçaneta solta, espelho retrovisor pendurado, pneus carecas prontos a estourar (como realmente aconteceu), janelas que não baixavam… eu poderia dizer mais e mais, mas basta dizer que não foi minha melhor compra. Ainda acho que comprar usado é mais inteligente, mas confira tudo de perto e com cuidado. Isso seria mais inteligente.

Nunca, mas nunca mesmo empreste dinheiro para parentes
Se você puder, doe o dinheiro. Se não puder, aconselhe o cidadão a procurar um banco. Vai te poupar muitos aborrecimentos.

Nunca trabalhe para/com parentes
Família é bom pra você visitar de vez em quando. Trabalhar junto raramente dá certo. Se puder, evite.

Crie tempo para seguir sua paixão, não importa quão ocupado você esteja
Eu sempre quis ser um escritor e ter um livro publicado. Eu apenas nunca tive tempo para escrever. Simplesmente não havia horas suficientes no dia. Bem, eu aprendi que você tem que criar essas horas. Separe um bloco de tempo para fazer o que você gosta, corte as outras coisas da vida que estão tomando seu tempo, e não deixe nada interferir nesse seu trabalho. Se eu tivesse feito isso 27 anos atrás, eu poderia ter uns 20 livros publicados hoje.

Todas essas coisas que estão preocupando você hoje – não vão ter importância em cinco anos, muito menos em 27
Quando as coisas estão acontecendo com você no momento, elas são seu mundo. Eu tinha prazos e projetos e pessoas fungando no meu cangote e meu nível de estresse estava nas alturas. Eu não lamento o trabalho duro mas penso que eu teria sido menos estressado se tivesse percebido que aquilo tudo não significaria nada alguns anos depois. Perspectiva é algo bom de aprender.

Os amigos são muito mais importantes que seu trabalho ou seus pertences
Eu tive alguns empregos, comprei muitas coisas e fiz alguns amigos nos últimos 27 anos. Desses três, a única coisa que ainda importa para mim são meus amigos. E eu gostaria de ter passado mais tempo com os amigos e a família do que com as outras duas coisas.

Todo esse tempo que você passa assistindo à televisão é uma enorme, enorme perda de tempo
Eu não sei a quanta televisão eu assisti ao longo dos anos, mas foi muito. Horas e dias e semanas que eu nunca mais terei de volta. Quem se importa com o que acontece nos reality shows quando a realidade está acontecendo lá fora? Tempo é algo que você nunca terá de volta, portanto não o desperdice com televisão.

Seus filhos vão crescer muito mais rápido do que você imagine. Não perca um minuto
Quando você menos esperar eles vão pegar a mochila, viajar para os Estados Unidos ou Europa e nunca mais voltar.

Esquece o drama. Foque em ser feliz
Muitas coisas aconteceram comigo, profissionalmente e pessoalmente, que pareceram o fim do mundo. E, embora tenham sido coisas ruins, elas ocuparam tanto espaço na minha mente que se tornaram grandes dramas. Elas me tornaram depressivos de vez em quando. Que perda de tempo! Se eu percebesse que tudo acontecia apenas na minha cabeça. Que eu poderia ser feliz se focasse nos pensamentos positivos, no que eu já tinha conquistado, no que eu poderia estar fazendo… eu poderia ter evitado todo aquele drama.

Mantenha um diário. É sério. Sua memória é extremamente falha
Eu esqueço as coisas com muita facilidade. Não coisas recentes, mas memórias antigas. Eu não lembro de coisas sobre a minha vida, todas as viagens que fiz. É como se fosse um monte de memórias às quais não tenho acesso. Eu gostaria de ter mantido um diário.

Use álcool somente para abastecer seu carro.
Não vou entrar em detalhes, mas deve ser suficiente dizer que eu tive algumas péssimas experiências e não posso dizer que aprendi muito com elas, exceto que aprendi que álcool deve ser usado como combustível de automóveis, não como bebida..

Sim, você pode correr uma maratona. Não adie esta meta, ela é muito recompensadora
Correr uma maratona sempre foi um sonho meu, desde o colégio… algo que eu queria fazer mas achava que estava fora do meu alcance. Ou que, se eu fizesse, seria daqui a muitos anos. Bem, aprendi que não só é uma meta realizável, como também é extremamente recompensadora. Eu gostaria de ter começado a treinar quando eu era jovem e magro… eu poderia ter tido ótimos tempos de chegada!

Todos esses equívocos que você irá cometer, apesar desses avisos? Eles valerão a pena
Eu com 18 anos provavelmente leria este post e diria: “Bons conselhos”. E então cometeria os mesmos equívocos, apesar das boas intenções. Eu era uma bom garoto, mas não era bom em seguir conselhos. Eu tinha que cometer meus próprios erros, e viver minha própria vida. E foi o que eu fiz, e não me lamento um minuto por isso. Todas as experiências que tive (inclusive as alcoólicas) me levaram para o caminho de vida que tenho hoje. Eu amo onde estou hoje e não trocaria por nenuma outra vida no mundo. A dor, o estresse, o drama, o trabalho duro, os equívocos, a depressão, as dívidas, a gordura… tudo valeu a pena.

**Naldo**

3 respostas para AS 20 COISAS QUE VC TEM QUE SABER QUANDO TEM 18 ANOS

  1. […] 20 coisas que vc tem que saber quando faz 18 anos – Brisados Vídeo: Monty Pythons Flying Circus – […]

  2. **Amanda** disse:

    link😀

  3. danilucada disse:

    massa, to com 18 anos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: