Circo Brasil: Aqui você é o palhaço!

circobrasil

Eu queria compartilhar com vocês algumas informações sobre o nosso digníssimo senado federal. Vamos aos dados:

SALÁRIOS
Com benefícios e jeitinhos, 20% dos funcionários concursados do Senado, cerca de 700 pessoas recebem salários que ultrapassam os 25.000 reais mensais, ultrapassando os salários dos parlamentares, que é de 16.000 reais e ministros do governo, que ganham 10.000 reais, além do próprio Lula que ganha 11.000 e os ministros do Supremo, que abiscoitam 24.500 pratas todo mês. Usando a simplória calculadora do windows chegamos ao valor anual (considerando que esses caras ganhem só o salário, coisa que não acontece) de 262.500.000 – DUZENTOS E SESSENTA E DOIS MILHÕES E QUINHENTOS MIL REAIS! Essa galera tem algumas prerrogativas (o nome bonito do “faz-me rir”) confira:

REEMBOLSO MÉDICO
Não, meu chapa. Esquece o SUS, esquece hospital público. Essa galera trata tudo com particular e quem paga é você. O Senado mantém um serviço médico com TODAS (eu disse TODAS) as especialidades, mas quem PREFERE pode se tratar com médicos particulares e neste caso tem REEMBOLSO TOTAL das despesas. Em 2008 foram gastos com reembolso destas atividades nada menos que 59 milhões de reais! Com este valor é possível construir quase 30 escolas* e beneficiar 53.358 crianças, mas este valor foi para o ralo porque funcionários do senado preferiram ir a médicos particulares a usar os especialistas já pagos pela “casa”.

HORAS EXTRAS
Enquanto o pobre sofre na mão de patrão para ganhar as horas extras que lhes são de direito, o senado paga com idiossincrável prazer aos “amigos do rei”. O fato é que cada funcionário pode ganhar até 2.641,93 reais mensais em horas extras. Lógico que você sabe que ele vai receber isso até mesmo sem trabalhar, como foi em janeiro durante o recesso do Congresso, onde foram pagos 6,2 milhões de reais em horas extras a 3.883 fuincionários. Com o SEU dinheiro!

GRATIFICAÇÕES
A vida não estava boa o suficiente e alguém surgiu com a brilhante idéia de criar gratificações. Deste modo, o servidor que exerce função mais importante do que aquela para o qual foi contratado recebe gratificação que varia de 1600 a 4800 reais. A estimativa da direção da casa é que 90% dos concursados recebam alguma gratificação. Não precisa ser muito esperto para sacar que a massa dos apadrinhados entra pela janela através de concursos para cargos considerados “de nível baixo”, e logo que entram são deslocados de função via canetadas paternalistas e ainda mordem esta fatia aí. Todo mundo sabe como é que funciona, mas ninguém faz nada.

COMISSÕES E CONSELHOS
Você não acha que a galera vai parar por aí, acha? Pois é. Eles se embrenham em comissões e conselhos de tudo que é inutilidade. Amor à Pátria? Honra, justica e lealdade? Thundercats hoooo? Nada disso! Eles querem é o saco de dinheiro que podem ganhar com isso. Cerca de 400 funcionários ganham 2000 a 3000 reais por mês só para participar de comissões e conselhos internos, como os de reestruturação de cargos e salários (chamamos isso de botar o cachorro para vigiar a linguiça) além das comissções de preparação de concursos e de catalogação de obras de arte.

SALÁRIOS 2
O ano tem 12 meses. Mas as pessoas contratadas em regime CLT (cada vez menos) ganham também o décimo terceiro salário, que garante um caraminguázinho extra no fim do ano e é usado para aquecer a economia para o período de natal e festas, pintar o barraco, inteirar aquela estante das Casas Bahia, bem como juntar algum para a facada absurda que são as contas de janeiro e fevereiro. Com os ilustres senadores, não podia deixar de ser, né? Eles tem o décimo terceiro, afinal eles são filhos de Deus também. Até aí, nada de errado. O problema é que só 13 salários num ano de 12 meses não basta pra eles e por isso, eles tem também o 14 e 15 salários. É isso aí mesmo que você leu. Os malucos ganham quinze saários ao ano, e o pior nem é isso. O pior é que como as gratificações são calculadas sobre o valor bruto do salário, por três meses eles recebem a gratificação em dobro.

QUINTOS
Pensava que acabou? Nada disso. Os caras não cansam e por isso surgiu o “quinto”. O Quinto acontece para funcionários do Senado que entraram até 2001 e incorporaram definitivamente ao salário-base (aquela dinheirama) um quinto do valor das funções comissionadas que exerceram em cada ano. Isso só acontece após cinco anos de trabalho e dura uma década.

FESTA DA PRESENÇA
Não existe controle de presença dos funcionários. Isso possibilita uma verdadeira “ilha da fantasia” para os funcionários, que podem ir passear de jet ski na lagoa bem na hora do expediente se o sol estiver bom. E ninguém fica sabendo.

TRANSPARÊNCIA ZERO
Os holerites dos servidores só mostram o salário-base e as funções comissionadas. As Horas extras e gratificações não são incluídas (convenientemente) para que os furos no teto do funcionalismo não seja revelados.

Trocando em miúdos, cada um dos 81 senadores (só contabilizando os estrelões) consome TRINTA E TRÊS MILHÕES E OITOCENTOS MIL REAIS POR ANO.

Questionado sobre o que pensa do seu trabalho, um funcionário do senado disse:

“Aqui é igual ao céu, com a diferença que aqui a gente chega vivo.”

5 respostas para Circo Brasil: Aqui você é o palhaço!

  1. fadel32 disse:

    uma vergonha naldo,esses caras sao os verdadeiros sanguessugas do nosso pais…

  2. Wladimir disse:

    Isso é um absurdo, infelizmente isso acontece e muito mais, só que não é falado.

  3. rodrigo disse:

    nós somos os palhaços, todo dia nasce mais palhacinhos, e morrem palhaços veteranos.O nosso número mais engraçado é o de todo dia, a luta dos honestos, acredito q eles amam todo esse espetáculo…humor negro.

  4. BISPO PEDIU MAIS CEDO disse:

    O UNICO GRANDE HOMEM DO PAIS SOU EU, BISPO PEDIU MAIS CEDO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE MAMOON. EU CONVERTO ALMA$$ E TIRO DA CARCUNDA DO IRMAO UM TANTAO DE ENCOXTO$$$. DAI VENDO A AGUA DO RIO JORDAO DE SAO PAULO, DESCULPE DE ISRAEL, PARA UNGIR A TESTA DOS OTARIOS, DIGO DOS MEMBROS. QUANTO A LULA, EU SOU O MELHOR, MAS EU GOSTO DA ATUAL PRESIDENTA DILMA POR APOIAR O ABORTO, ABORTO JÁ!!! E QUERO DIZER QUE SOU UM HOMEM QUE ESTA CONSTRUINDO O PATRIMONIO JUDAICO EVANGELICO PARA VOLTARMOS AO ANTIGO TESTAMENTO IMOLANDO BEZERROS E SEREI O SUMO SACERDOTE LEVITA!! AMEM? OBRIGADO, SE BEBER NAO DIRIJA!!!

  5. JORNALEIRO ZÉ CULÉ disse:

    EXTRA EXTRA, NOTICIAS QUENTES!! DILMA QUER DISTRIBUIR PARA TODO POVO BRASILEIRO, SIM, GRATUITAMENTEMENTE SALSICHA. ESPERA QUE O LEGISLATIVO VEM APOIAR A CARNE MOÍDA DE FETOS E EMBRIOES HUMANOS PARA A MESA BRASILEIRA. UM PRODUTO DA PERDIDÃO SADIA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: